top of page
Formação
Pós-graduado em Ciência da Computação - University of York - 2022
Certificação - Prince 2 Foundation and Practitioner (Gestão Profissional de Projetos) - 2014
Graduação (com distinção) em Administração de Empresas e Economia - University of Westminster - 2004
Idioma
Inglês e Português nativos
Resumo de Qualificação
Gestão de programas: competências na elaboração e apresentação de propostas para novos projetos e investimentos (business case), obtenção de financiamento, estabelecimento de governança e supervisão da entrega de vários projetos.
Entrega de projetos de ponta a ponta: Capacidade na implementação de iniciativas complexas de mudança desde o front office até o back office, desde o início do projeto até a entrega do BAU (business as usual), usando metodologias ágeis e em cascata (waterfall).
Modelo Operacional de Destino (Target Operating Model): capacidade de liderar diversas equipes através do processo de definição e implementação de pessoas, processos, governança, dados e mudanças tecnológicas em nível global, tanto para funções onshore como offshore.
Inovação: capacidade para analisar criticamente desafios complexos, dividi-los em componentes-chave e conceber soluções inovadoras que gerem uma vantagem competitiva.
Otimização de custos: especialista em conseguir reduções significativas de custos, através da reformulação de estruturas organizacionais (spans and layers/número de pessoas e níveis hierárquicos) e/ou da simplificação de modelos operacionais.
Aptidões de apresentação e de influência: capaz de adaptar eficazmente a elaboração e a apresentação de conceitos complexos para melhor informar/influenciar o público-alvo.
Conhecimento de produtos: conhecimentos avançados sobre Cash Equity, Prime Services (Cash e Synthetic), bem como sobre derivativos OTC e Listados. Conhecimento prático da maioria dos produtos dos mercados globais.
Alterações regulamentares no setor bancário: incluindo o Brexit (migração de entidades jurídicas) e a MiFIDII.
Fusões e aquisições: competências em execução de fusões e aquisições – M&A, em várias linhas de negócio e jurisdições.
Relacionamento com stakeholder de alto nível: excelente construtor de relações com capacidade distinta para ouvir ativamente aos stakeholders e influenciar os principais decisores.
Alta capacidade de resolução de problemas usando metodologias especificas aplicando o pensamento analítico, crítico e inovador.
Habilidades de comunicação excepcionais: capaz de transmitir claramente informações complexas, por escrito e oralmente, a um grande público de formação técnica e não técnica, tanto em inglês como em português.
Habilidades pessoais: líder entusiasta e criativo, independente, dinâmico, adaptável e com visão de negócios.
Experiência Profissional
TD Securities - Londres desde Julho 2023
Diretor - Transformação e Mudança Estratégica
Reporte ao Diretor de Dados e Inovação da EMEA e da Ásia-Pacífico (APAC) e ao COO do Reino Unido, liderando 3 gestores diretos e equipe indireta de 38 profissionais. Responsável pelo planejamento e execução das atividades de fusão para EMEA e APAC, resultantes da aquisição da Cowen Inc. Amplamente reconhecido por toda a C-Level por ter tido um impacto positivo imediato ao implementar a estrutura, a governança e a dinâmica de uma aquisição altamente complexa, incluindo:
Integração de negócios: fusão dos negócios de Equities, Research e Banco de Investimento, incluindo a criação e implementação de novos modelos de trading e Booking e migração de clientes.
Integração de pessoas: movimentação de funcionários entre entidades legais, consultas trabalhistas, integração de salários e benefícios.
Integração de funções corporativas: fusão de processos, dados e sistemas nas áreas de Finanças, Operações, Middle Office, Risco, Tecnologia, Compliance e Funções Jurídicas.
Gestão de fornecedores: avaliação dos contratos existentes, identificação de sinergias, oportunidades de integração e renegociação com fornecedores terceiros.
Liderança e mentoring: liderança do Comitê de Direção da EMEA e da APAC (C-Level) e condução de fóruns de projetos durante as fases de criação e implementação. Supervisão, orientação e desenvolvimento dos membros da equipe
Credit Suisse - Londres Setembro 2021 – Abril 2023
Executivo Sr de Mudanças Estratégicas
Reporte ao Diretor de Gestão Estratégica de Mudanças da EMEA. Responsável pela implementação de iniciativas de mudança estratégica dentro do negócio da Banco de Investimento, liderando uma equipe de 25 especialistas e 2 subordinados diretos. Focado na otimização do modelo operacional front-to-back, racionalização de entidades legais e reinvestimento de capital. Isto incluiu o redesenho e a simplificação da cadeia tecnológica dos derivativos OTC e Listados e processos de apoio, alcançando uma economia anual de custos de US$ 15 milhões.
Também foi responsável por estabelecer e liderar o projeto de infraestrutura Front-to-Back de Derivativos Listados como parte de um grande programa de migração de entidades legais do Reino Unido.
Obteve um conhecimento profundo de todos os fluxos de Derivados Listados, arquitetura de sistemas, processos operacionais e stakeholders, o que levou a influenciar decisões mais direcionadas e otimizou a execução do projeto.
Trabalhou junto com equipes de Front Office, Tecnologia, Finanças, Risco, Compliance e Operações na identificação de problemas e oportunidades para novas iniciativas de mudança estratégica.
Desenvolveu business cases que apoiaram o investimento em novas iniciativas, assegurando que os projetos selecionados fossem executados com foco nos custos, benefícios e cronogramas aprovados.
KPMG - Londres Junho 2019 – Setembro 2021
Executivo Sr de Mudanças Estratégicas
Reporte ao Diretor de Transformação. Apoiou a equipe de liderança na criação e implementação da nova estratégia de transformação do Reino Unido. Isto incluiu o trabalho com os líderes empresariais e tecnológicos do Reino Unido para identificar as mudanças no modelo operacional necessárias para aumentar a eficiência operacional, a automação, o bem-estar dos empregados e a rentabilidade. Seguiu-se a elaboração e apresentação de novos businesses cases ao Comitê Executivo do Reino Unido, com o objetivo de converter as soluções comerciais propostas em projetos aprovados e financiados.
Os benefícios obtidos incluíram:
Novas capacidades comerciais dentro da central de serviços offshore (Índia), com especialistas locais trainados e capacidade para absorver mais de 300 mil horas de trabalho por ano das equipes do Reino Unido, economizando 8 milhões de libras por ano para a empresa.
Padronização de procedimentos operacionais, seguido da criação de um modelo de automatização utilizando tecnologias robóticas (RPA). Quando totalmente implementada, a RPA deveria permitir uma economia adicional de £2 milhões por ano.
Scotiabank - Londres Maio 2017 - Agosto 2018
Executivo de Projeto/Programa - Mudanças Regulamentares
Gestão de programa de mudanças em toda a empresa em relação ao Brexit. (Fev. 2018 a Ago. 2018)
Gestão de vários projetos regulamentares da regulamentação MiFID II (Maio de 2017 a Abril de 2018)
Outros trabalhos:
Deutsche Bank (Londres) - Executivo de Projetos MiFID II - Set 2016 - Mai 2017
Royal Bank of Scotland (Londres) - Executivo de Projetos de Desinvestimento - Set 2014 - Set 2016
Deutsche Bank (Londres) - Executivo Financeiro de Prime Services (Vice-Presidente) - Nov 2012 - Jul 2014
Deutsche Bank (Londres) - Analista de Negócios Senior de Prime Services - Nov 2011 - Nov 2012
UBS (Londres) - Gestor de Projetos / Analista de Negócios - Nov 2009 - Jun 2011
Deutsche Bank (Londres) - Analista de Negócios - Ago 2008 - Ago 2009
Morgan Stanley (Londres) - Analista de Negócios - Ago 2006 - Nov 2007
bottom of page