top of page
Referência

16571009

E2.png

GERENTE DE EXCELÊNCIA OPERACIONAL, QUALIDADE

São Paulo
Cidade
Estado
SP
Pretensão Salarial
de R$ 20.000,01 até 30.000,00
Formação
Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas Computacionais pela UFF – Em andamento;
MBA em Gestão Empresarial - FGV – 2001
Graduação em Engenharia Mecânica pela UFRJ – 1994;
Idioma

Inglês Avançado

Resumo de Qualificação

Experiência de mais de 25 anos nas áreas de Qualidade, Eficiência Operacional, Melhoria Contínua e Inovação, atuando em empresas de grande porte de diferentes segmentos em funções de liderança global.
Formação e desenvolvimento de times multiculturais alocados em diferentes unidades e países, engajando pessoas, provendo consultoria, treinamento e transformação cultural.
Pensamento estratégico, sistêmico e estruturado aplicado a design organizacional, construção de novos processos e áreas e a realização de projetos transversais em estruturas matriciais de alcance corporativo.
Estruturação e operação de Programas Corporativos de Excelência Operacional, baseados em conceitos LEAN, SixSigma, TPM, WCM, Métodos Ágeis e ESG.
Gestão de Programas de inovação espontânea e estimulada para desenvolvimento da cultura e obtenção de resultados desafiadores.
Desdobramento do planejamento estratégico por meio de OKRs, indicadores e metas e gestão da performance.
Condução de PMO para a gestão de projetos de eficiência, abrangente a identificação e análise de oportunidades, acompanhamento da evolução e comprovação dos ganhos.
Integração e consolidação de processo desde mapeamento dos processos, definição de políticas e procedimentos, auditorias internas e certificações de sistemas de gestão de qualidade (ISO 9001), meio ambiente (ISO 14001) e saúde e segurança do trabalho (ISO 45001), visando a eficiência com simplificação e digitalização.
Definição e monitoramento dos processos da Qualidade no desenvolvimento de produtos, cadeia de fornecedores, produção e suporte ao cliente.
Atuação em comitês e eventos de relevância nacional e internacional em organizações como: AAQG-RMC (Americas Aerospace Quality Group), ABNT, Inmetro e Fundação Nacional da Qualidade, desenvolvendo e validando normas e diretrizes e palestrando.

Experiência Profissional

Organização Brasileira de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia
08/2023 – 06/2024
Head de Excelência Empresarial
Responsável pela área de Eficiência Operacional, incluindo os times de Projetos de Melhoria, Processos e Conhecimento e Gestão de Resultados, reportando a C-Level e equipe subordinada composta por 2 coordenadores e 16 especialistas.
Principais Resultados:
Estruturação da área de Excelência Empresarial da empresa.
Criação do PMO para a gestão dos projetos de melhoria visando eficiência operacional e digitalização, com mais de 500 iniciativas e 20 projetos geridos.
Cerca de 30 iniciativas de melhoria implementadas mensalmente com ganhos de produtividade, lead time, redução de custos.
Mapeamento dos processos e documentação dos requisitos de negócio para a evolução digital da empresa.
Implementação de processo de análise prévia e comprovação de ganhos (business cases) para a definição das prioridades de digitalização na empresa.
Estruturação do sistema de indicadores da empresa e da sistemática de gestão mensal de performance, desdobrando os Objetivos Estratégicos com 17 OKRs, indicadores e metas em todos os níveis da empresa.

Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro
07/2021 – 08/2023
Coordenador da Divisão Técnica Setorial
Responsável pela Divisão Técnica Setorial no Estado do Rio de Janeiro, desenvolvendo projetos técnicos para o crescimento da competitividade da Indústria Fluminense, reportando ao Diretor Executivo, com equipe de 5 consultores Técnicos Setoriais.
Principais resultados:
Desenvolvimento e implantação do projeto Rio Metal Mecânico, aplicável a mais de 3.600 empresas metal mecânicas. Inclui 37 ações de formação, assessoria, consultoria e serviços técnicos, com foco na gestão das áreas tecnológica, financeira, empresarial e de defesa de interesses.

Empresa Brasileira de Aeronáutica
03/1999 – 09/2020
Gerente Corporativo de Excelência Empresarial (01/2016 – 09/2020)
Responsável pelo Programa de Excelência Empresarial e o Sistema de Gestão Integrado no nível corporativo, reportando ao Vice-Presidente de Operações e equipe subordinada composta por 3 lideranças e 32 consultores.
Principais resultados:
Identificação e gerenciamento de projetos de melhoria necessários para atingir as metas da empresa, com savings relevantes e mensuráveis e com aumento de eficiência, redução do lead time, otimização do estoque, proteção de caixa, otimização de ativos e redução do CoGS, com mais de 2.000 projetos de melhoria nas diversas áreas da empresa.
Redução de 18% nos custos da não-qualidade.
Redução de 20% no tempo de ciclo de montagem.
Mais de USD 400 milhões em ganhos de caixa comprovados no programa de transformação da empresa.
Implementação de avaliações Lean e forte abordagem de VSM para identificar oportunidades e atingir os objetivos principais.
Apoio à melhoria contínua de mais de 400 células de melhoria contínua em todo o mundo, fornecendo consultoria, treinamento e transformação de cultura, com mais de 2.000 empregados treinados em conceitos de Excelência.
Gestão do Programa Boa Ideia, com mais de 7.000 ideias implementadas por ano e taxa de retorno acima de 8 vezes.
Suporte ao Programa TPM (Manutenção Produtiva Total), aumentando o OEE e otimizando o uso de ativos.
Criação de empresa de consultoria para prestação de serviços em Eficiência Operacional, em parceria com empresa do grupo (ATECH), com clientes dos segmentos de Óleo e Gás, Mineração, Agronegócio e Energia.

Gerente da Qualidade Corporativa (01/2014 – 01/2016)
Responsável por definir e formalizar os processos da qualidade nas unidades, garantindo o atendimento a requisitos normativos e regulamentares, assim como a critérios de excelência da gestão, reportando ao Diretor de Excelência Empresarial, com equipe subordinada composta por 3 lideranças e 52 engenheiros e técnicos da qualidade.
Principais resultados:
Redução de 23% nos custos da Não Qualidade.
Obtenção e manutenção de certificações regulatórias (ANAC, COMAER, FAA e EASA) e voluntárias (ISO 9001/AS 9100, ISO 14001, ISO 45001), com 6 unidades no Brasil, 5 nos EUA, 3 na Europa e 1 na Ásia certificadas.
Reconhecimento da empresa com o Prêmio Nacional da Qualidade nos anos de 2014 e 2015, conferidos pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).
Inclusão da empresa no DJSI (Dow Jones Sustainability Index) em 2010, após 6 anos de ausência.
Implementação dos processos da Qualidade no Pós-Venda – Suporte ao Cliente.

Londres Abstract

Envie-nos uma mensagem e entraremos em contato em breve.

bottom of page